Nome aos Bois


Pátio de São Pedro, Recife PE

Um registro das variantes culturais do Recife

O Boi é um animal reverenciado em várias culturas pelo mundo a fora. Os povos da antiguidade como os egípcio e os gregos já reverenciavam esse animal, por sua grande força, por sua fertilidade e por tantos outros motivos. No Brasil eles chegaram durante a colonização, vindo a bordo das grandes embarcações, tiveram como primeiro ponto de parada os portos de Pernambuco e da Bahia.

Os escravos negros que também seguiam esse mesmo destino eram responsáveis pelo tratamento desses animais. Diante de toda a contribuição cultural que os negros trouxeram para as terras brasileiras, encontramos também a reverencia ao boi. Costumes que faziam parte dos ritos de suas terras natais, tornousse parte de nossa pluralidade cultural e artística.

O Bumba-meu-boi é incorporado ao dia a dia do nordestino. Ele agrega valores religiosos, e com o passar do tempo outros valores são adicionados como a dança, a culinária, a história, a arte, a música. Sendo uma das brincadeiras locas com o maior número de significados e de personagens em uma única apresentação.

E mesmo com tanta representatividade, quase deixou de existir. Só depois de um trabalho de resgate histórico e cultura, realizado pelo artista Aelson da Hora, é que o “boi ressuscitou”, através do Boi Faceiro, ele foi criando pontes entre outros grupos locais a fim de manter viva a tradição do boi, por meio de encontros que acontecem durante todo o ano foi possível reunir um número histórico. São mais de 300 grupos de bois, em contatos da Federação de Bois em Recife.

Vários encontros importantes acontecem na cidade, o Pátio de São Pedro é o ponto de encontro de boa parte desses eventos que vem fortalecendo e propagando essa tradição que envolve diversas formas artísticas e reuni gerações.

Por Gláucia Bruce

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s