História do Rock em HQ


 

imagem divulgação

 O cartunista francês , Hervé Bourhis faz uma abordagem diferenciada sobre a história do rock em seu HQ O Pequeno Livro do Rock, que chega às livrarias pela editora Conrad. Cheio de curiosidades, a HQ aborda acontecimentos importantes do gênero que vão de 1915 até junho de 2009.

 Ele optou por fazer uma abordagem cronológica, mas o modo como apresenta os fatos é aleatório, desordenado, como o próprio rock.

Na versão original, o livro tinha o formato de um vinil de 45 rotações. A edição brasileira decidiu aumentar um pouco para facilitar a leitura. A tradução também decidiu mexer pouco na arte do autor, utilizando sempre que possível notas de rodapé.

Para contar detalhes admiráveis da música, Bourhis se utiliza de tiras, sequências em quadrinhos, capas de discos, ilustração, fotografia, cartuns. E apesar de ser uma fonte de consulta e inspiração para quem pesquisa, coleciona, quer conhecer a história do rock, nada aqui é muito didático.

Sabemos que grande parte da literatura sobre o rock vem dos EUA, Reino Unido e da Inglaterra, e  mas Bouhirs tenta mostrar que Paris tem muita a contribuir com a cena pop mundial. Citando o astro Serge Gainsbourg.

 Mutantes, João Gilberto e outros nomes importantes no rock brasileiro aparecem na obra. Cuba, Jamaica, e outros países da Europa também são citados.

O Pequeno Livro do Rock

Autor: Hervé Bourhis

Editora: Conrad 224 págs.

Preço: R$ 44,90O

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s