A Matéria é Música


Ponto de Cultura da Bomba do Hemetério oferece aulas gratuitas para estudantes da Escola Sizenando Silveira (IEP). A proposta é formar, ao final, um grande coral com os jovens

 

 Dotada de uma grande importância artística, a música é determinante na construção social de um indivíduo, pois consegue chegar aonde outros métodos educacionais não conseguem. Segundo o filósofo Sócrates, se conhece uma sociedade pela música que ela consome. Com essa consciência, desde o início de agosto o Ponto de Cultura da Bomba do Hemetério, a Escola Comunitária de Música da Bomba do Hemetério (ECOM), através do Maestro Gil, está oferecendo aulas de música para alunos da Escola Estadual Sinezando Silveira (IEP), localizada na av. Cruz Cabugá, Santo Amaro. O objetivo da proposta é alimentar a sensibilidade musical no ambiente escolar e promover a educação musical dos jovens numa perspectiva interdisciplinar. Ao fim das aulas, será formado um grande coral composto pelos estudantes, que se apresentarão no mês de setembro.

Aula de música no Sinzenando Silveira

foto Gláucia Bruce

A ideia de dar aula de música para alunos da rede pública é uma contrapartida da ECOM a uma verba destinada pelo Governo Federal, através do Ministério de Cultura, a Pontos de Cultura de todo o país. O incentivo financeiro é repassado ao Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e entregue à instituição. O projeto se justifica a partir da lei 11.769, sancionada pelo presidente Lula, em agosto de 2008, que obriga, até 2011, que todas as escolas públicas passem a ensinar música como uma matéria interdisciplinar nos cursos de formação básica.

Com o repasse, a Escola Comunitária de Música iria realizar uma apresentação para os estudantes da escola estadual, mas o Maestro Gil, coordenador pedagógico da ECOM, preferiu ensinar a garotada conceitos básicos de música, formando, no fim da aula, um coral de vozes. “O que é Música?”, pergunta o maestro a um dos alunos na sala de aula. “Música é a arte de combinar sons”, responde, numa simplicidade que deixa o estudante bem à vontade. E é desse jeito que ele vai conceituando ritmo, melodia, harmonia, até fazer, em menos de meia hora, uma sala inteira aprender e se descontrair sobre o tema. Ao todo, são 15 turmas pela manhã e 15 turmas pela tarde, totalizando 600 alunos envolvidos em todo o processo.

 No entanto, a metodologia do Plano de Trabalho entregue à Fundarpe é formada, na verdade, por quatro tópicos: Conceitos musicais, uso da voz como instrumento, salas cantando ao mesmo tempo e momento antiestresse para os professores – este último trata-se de encontros que ocorrerão ao final de cada turno com todos os professores, numa espécie de prática de meditação. “Esta iniciativa surgiu com o intuito de somar esforços para promoção da cultura de paz e fazer com que a juventude valorize e entenda o poder transformador da música no seu cotidiano”, comentou o Maestro Gil. A ideia é que o projeto seja espalhado por todo o estado.

Divulgação

Escola Comunitária de Música da Bomba do Hemetério Aprovada no edital dos Pontos de Cultura da Fundarpe em 2008, a escola atende em média 60 pessoas, com aulas semanais as terças e quintas-feiras. A Escola oferece também aulas de iniciação musical e ainda oficinas de teatro, clube de leitura, danças circulares e culinária natural, voltada às mães da comunidade. A ECOM também tem como fruto a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH),  conduzida pelo irmão do Maestro Gil, o Maestro Forró. Desde 2002, a OPBH desenvolve um trabalho social de formação em música com foco nas crianças, adolescentes e jovens da comunidade.

Escola Comunitária de Música da Bomba do Hemetério  
sede da escola – rua Pastor Benoby, 173-A, Bomba do Hemetério, Recife.

Contatos: http://www.myspace.com/ovbh

http://www.opbh.com.br/

givanildo.amancio@gmail.com

Texto : Marcus Fernandes – Revista Clik Rec 

 http://www.revistaclickrec.com/index.php?option=com_content&view=article&id=535:musica-como-materia-para-alunos-da-rede-publica&catid=45:noticiasatualizar&Itemid=113

Anúncios

Uma resposta para “A Matéria é Música

  1. até que enfim este blogger ta andando !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s