A vez da Música em Pernambuco


“Após anos a fio em que as primeiras colocações no Vestibular da UFPE eram conquistadas por cursos tradicionais como medicina e direito, a seleção de 2011 trouxe como maior surpresa os três primeiros lugares ocupados por candidatos ao curso de música. Outra novidade histórica é que as oito primeiras notas da listagem geral são de estudantes de escolas públicas.”

Diz a matéria do Jornal do Commercio de hoje. Imagino o que o meu ex-professor de música (Maestro Gil Amâncio) deve está sentindo nesse momento ele que sempre lutou (e luta), pelo reconhecimento, implantação e implementação do ensino da música.
Afinal de contas o Presidente Lula sancionou a Lei nº 11.769 que inseri no currículo da educação básica o ensino da música. Essa nova lei é aplicada para os ensinos fundamental e médio.

É quem sabe o mais novo mercado da educação; Esse novo cenário da educação brasileira abre as portas para boas oportunidades aos profissionais que possuem uma formação em música.

Bom, Estados e Municípios não tem mais desculpas a Lei foi assinada em 18 de agosto de 2008, e previa três anos para aplicação no País, ou seja 2011 é o ano da implantação.
E como falou o reitor da UFPE Amaro Lins, em entrevista ao JC: “É uma benfazeja repercussão de que a valorização do conhecimento seja democratizada, e que músico deve ser tão valorizado quanto um médico, advogado ou engenheiro”.

foto Gláucia Bruce

Essa foto eu fiz durante uma aula de música ministrada pelo Maestro Gil na Escola Sinzenando Silveira – IEP, no bairro de Santo Amaro, Recife, no dia do aniversário de dois anos da publicação da Lei (18 de agosto de 2010), a Revista Click Rec publicou uma matéria sobre as aulas.

LEI 11.769 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11769.htm)

http://www.revistaclickrec.com/index.php?option=com_content&view=article&id=535:musica-como-materia-para-alunos-da-rede-publica&catid=48:noticiasbaque&Itemid=126

http://jc.uol.com.br/canal/vestibular/noticia/2011/01/21/candidatos-de-musica-e-alunos-de-escolas-publicas-surpreendem-com-otimo-desempenho-253738.php

Anúncios

Uma resposta para “A vez da Música em Pernambuco

  1. Boa !!! mas fiquei interessado sobre esta lei 18 de agosto, fala mais sobre ela?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s